Skip Navigation LinksES-3-Garcia-de-Orta

Escola Secundária Garcia de Orta

 

O Liceu Garcia de Orta, situado na Rua Pinho Leal, foi criado em março de 1964 e desde logo se tornou uma escola pioneira na aplicação da metodologia do trabalho de grupo, experiência pedagógica tida como revolucionária e inovadora, entre outras.

Por ser uma escola de vanguarda, foi uma das que mais sentiu os efeitos da "Revolução de Abril". Pelos excessos cometidos, que refletiam os da própria sociedade, tornou-se temível aos olhos de muitos, e poucos professores concorriam para aí lecionar. Mas, graças à experiência democrática vivida desde o início da sua fundação, foi também das primeiras escolas a serenar depois da turbulência.

Após o 25 de abril, o Liceu passa a ser Escola Secundária, passando por diversas experiências pedagógicas. Foi mais uma vez pioneira ao candidatar-se ao novo modelo de gestão e administração. Foi a primeira escola de todo o país a criar uma secção bilingue (vertente francês).

Recentemente foi indicada como sendo uma das escolas públicas de onde provêm os alunos que entram na Universidade do Porto com melhores resultados.

Em 4 de julho de 2012 constitui-se sede do Agrupamento de Escolas Garcia de Orta, integrando os seguintes estabelecimentos de ensino: ES/3 Garcia de Orta, EB Francisco Torrinha, Centro Escolar S. Miguel de Nevogilde, EB S. João da Foz e EB Paulo da Gama.

Cannot retrieve the URL specified in the Content Link property. For more assistance, contact your site administrator.