Skip Navigation LinksBolsas

​​​A Câmara Municipal do Porto promove o Projeto Bolsas de Estudo para o Ensino Superior em parceria com seis instituições de ensino superior: a Universidade Portucalense, a Universidade Lusíada, a Universidade Lusófona, a Escola Superior de Saúde Santa Maria, a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e o Instituto Superior de Serviço Social do Porto.

O Projeto Bolsas de Estudo para o ensino Superior integra o programa educativo municipal Porto de Conhecimento, e tem por objetivos específicos a promover a igualdade de oportunidades de acesso ao ensino superior e incentivar a educação ao longo da vida.

Para alunos do 12º anobeneficiários de ASE. O​s interessados deverão entregar na secretaria a ficha de pré-candidatura até 30 de junho acompanhada de todos os documentos solicitados pela instituição de ensino superior. 

Os candidatos às bolsas de estudo via 12º ano são alunos que terminaram o 12º ano nas escolas públicas do Porto, beneficiários da Ação Social Escolar, e têm de reunir as condições necessárias para acesso ao ensino superior à data de entrega da candidatura (consultar Termos e Condições e Regulamento das instituições de ensino a que se candidata).

O primeiro critério de seleção é média/as notas e o segundo critério o escalão de beneficiário.

As bolsas de estudo abrangem a isenção de propinas durante o ciclo de ensino a que os alunos se candidatam (consultar Termos e Condições e Regulamento).

Para efetuar a pré-candidatura via 12º ano deverá dirigir-se à Escola.

Calendarização das etapas

Instituições de ensino superior

Bolsas de estudo para

alunos via 12º ano

Pré-candidaturas

Até 30 de junho

Candidaturas

Até 11 agosto

Sessões de esclarecimento

De 28 de junho a 13 de julho

Cerimónia de entrega das Bolsas de Estudo

A definir

 

  

 

 

 

 

 

 

Os documentos​ necessários / regulamentos por instituição encontram-se disponíveis na Escola sede.